O LEED, abreviação deLeadership in Energy and Environmental Design é uma certificação para construções sustentáveis, feita inicialmente pela USGBC (United Estates Green Building Councill) em 1993 e posta em prática a partir de 1998. Atualmente existem mais de 43 mil empreendimentos já cerificados no mundo, o Brasil possui 235 certificados e 966 já registrados. No Brasil a certificação LEED é a mais conhecida e recorrida. Em 2012 o Brasil alcançou o quarto lugar de pais com mais certificações com a marca de 50 prédios certificados e 500 em processo de certificação.
Mas em que consiste a certificação LEED?
Um conjunto de práticas para o empreendimento que visam uma melhoria ambiental, econômica e cultural do empreendimento. Para tanto, na hora de avaliar o empreendimento são separados os seguintes grupos para avaliação:
- Sustentabilidade e localização;
- Eficiência Hídrica;
- Energia e Atmosfera;
- Materiais e recursos: uso de materiais com menor impacto e sua otimização;
- Qualidade ambiental interna;
- Inovação em design ou processo
- Prioridade regional;
Cada uma dessas categorias apresenta itens obrigatórios, ou seja, pré-requisitos para tirar a certificação e créditos, que contribuem para o nível de certificação.
Níveis de certificação
O LEED apresenta um nivelamento de acordo com a quantidade de créditos que o empreendimento consegue cumprir, variando de 40 a 110 estão presentes 4 níveis de certificação.
- Certificado entre 40 a 49 pontos
- Prata de 50 a 59 pontos;
- Ouro de 60 a 80 pontos;
- Platina de 80 pontos para mais.
Vantagens
Segundo o GBC Brasil, respresentante LEED no país, construções que recebem o selo possuem um consumo de energia 30% menor, um gasto hídrico de até 50% a menos e mitigação de resíduos sólidos em até 80%. Algumas das vantagens da certificação o LEED são:
- Redução de custo operacional
- Redução de riscos regulatórios;
- Possível valorização do imóvel para revenda ou arrendamento;
- Qualidade do ambiente interno
- Publicidade e marketing positivo para clientes preocupados com meio ambiente
Modalidades
Existem certificados diferentes para cada tipo de empreendimento, seja para casa, prédios comerciais, unidades de saúde ou até para bairros, condomínios e escolas.
- LEED ID+C : Escritórios comerciais e lojas de varejo
- LEED ND: para bairros, vizinhança
- LEED O+M: para empreedimentos existentes
- LEED BD+C: novas construções e grandes reformas
Certificação
Para certificar um projeto como LEED orienta-se um profissional LEED AP (Associated Partner) em sua equipe, devido sua experiência e conhecimento profissional, mas mesmo sem este profissional é possível certificar (a presenta desse profissional conta como 1 ponto de crédito na hora da certificação). A Forte conta com uma equipe especializada que possui o LEED AP e pode ajudar você a estudar a viabilidade de certificar seu projeto. Caso tenha interesse deixe seus dados
ou nos contate: Email: comercial@forte.com | Telefone: 3586-0946.