O Secovi-PR reuniu síndicos para uma palestra sobre gestão ambiental nesta última semana, em Curitiba. “Temos muitas possibilidades para minimizar os impactos ambientais, que podem até gerar economia aos condomínios.
Sentimos que precisávamos trazer à tona esta discussão”, disse o vice-presidente de Condomínios, Dirceu Jarenko. Os engenheiros ambientais, Fábio Tegnher e Matheus Forte, falaram sobre projetos de reutilização da água da chuva, a possibilidade de tratar o esgoto no próprio condomínio e também do gerenciamento de resíduos, ações que, até então, eram empregadas com maior frequência em plantas industriais e que agora passam a ser alvo de condomínios.
“A captação da água da chuva, o tratamento e uso pode gerar uma economia de até 40%, em uma avaliação conservadora, na despesa mensal de água e esgoto”, afirma Tegnher.
De acordo com os especialistas, o tratamento de esgoto pode ser pelo próprio condomínio e o investimento em um sistema de tratamento se paga, geralmente, ao longo de um ano, com a economia resultante da não obrigatoriedade de pagamento para o tratamento feito pela Sanepar. “O investimento não é alto, o resultado é muito bom e o espaço utilizado para isso depende do tamanho do condomínio, podendo ser montado ao equivalente a 40 m² e que ainda pode ser subterrâneo”, diz Matheus.