Licenciamento Ambiental, Pra quem se aplica?

22/11/2018


 

Licenciamento Ambiental, Pra quem se aplica?

 

 

 

 

 

 

Essa reportagem tem o intuito de passar, brevemente, um pequeno briefing sobre o que é o licenciamento ambiental, quais empreendimento que não precisam de licenciamento e de quais etapas são constituídas para o licenciamento completo de uma empresa.

 

O que é o Licenciamento Ambiental?

É o processo realizado para ter controle prévio e acompanhamento de empreendimentos que utilizem de recursos naturais, que sejam potencialmente poluidores ou que degradem o meio ambiente. No Brasil essa responsabilidade é compartilha pelo órgãos ambientais estaduais e pelo IBAMA que constituem o SISNAMA.

img_green_01-285x266

Quem NÃO precisa de Licenciamento?

Os empreendimentos dispensados de licença ambiental variam de acordo com as resoluções fornecidas por cada órgão ambiental responsável de cada estado, variando por tamanho (porte) e tipo de atividade. No estado do Paraná o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) lista os empreendimentos dispensados de licença apresentados na resolução SEMA 051/2009

 

Quem precisa de Licenciamento Ambiental

As principais bases para execução de licenciamento ambiental estão presentes na Lei 6.938/81 complementada pela lei 140/2011 e nas resoluções CONAMA 001/86 e 237/97. A seguir listo algumas das categorias exemplos de acordo com Ministério do Meio Ambiente:

  • Obras Civis
  • Transportes
  • Mineração
  • Biotecnologia
  • Energia
  • Industrias

Quais são as etapas do Licenciamento Ambiental?

  • Licença Prévia (LP) : realizada na fase de planejamento do empreendimento ainda, atesta a viabilidade ambiental do empreendimento e quais condicionantes deverá atender. Geralmente são solicitados para essa licença os seguintes itens: EIA/ RIMA , RAS ( Relatório Ambiental Simplificado), EAS (Estudo Ambiental Simplificado) e  RAP (Relatório Ambiental Parcial).
  • Licença de Instalação (LI) : concede ao empreendedor início da obra ou somente de implantação do empreendimento de acordo com medidas ambientais estipuladas. Itens geralmente solicitados para essa licença:  RDPA(Relatório de Programas Ambientais), PBA (Projeto Básico Ambiental), PCA (Plano de Controle Ambiental), RCA (Relatório de Controle Ambiental. Geralmente locais como barracões onde já houve um licenciamento prévio de uma antiga empresa é descartado a LI no processo.

 

  • Licença de Operação (LO) : libera o funcionamento do empreendimento após atestar o cumprimento de todas as medidas e condicionantes ambientais. Alguns empreendimentos como construções civis e loteamentos não necessitam licença de operação.
Consulte-nos para saber  se seu empreendimento precisa de uma licença ambiental ou não!
 
A Forte possui uma equipe especializada para tirar suas dúvidas e lhe auxiliar no licenciamento, contate-nos ou mande um email para contato@forteamb.com.br ou para comercial@forteamb.com.br que nossos consultores irão entrar em contato.
 

 

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Licenciamento ambiental, resíduos sólidos, acompanhamento de obras, inventário de emissão de gases de efeito estufa, entre outros.

SUSTENTABILIDADE

Desenvolvemos projetos de engenharia com o objetivo de alcançar eficiência produtivas resultando em benefícios econômicos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades da Forte Desenvolvimento Sustentável.


29/06/2020
PGRCC - A importância do PGRCC para o seu obra
ler mais
25/06/2020
Conheça a Certificação A2S - Ambiente Seguro e Saudável
ler mais
21/08/2019
Curiosidades sobre os carros elétricos
ler mais
15/08/2019
Vantagem Em Ser Sustentável: Empresas Verdes
ler mais
07/08/2019
18 dicas para economizar energia em casa
ler mais
02/08/2019
Energia solar: vale a pena investir nesse tipo de energia?
ler mais

VER MAIS NOTÍCIAS

CURITIBA
41 3586.0946 | 41 99226.1185
R. Grã Nicco, 113 bloco 4 sala 201 - Mossungue Curitiba - PR, 81200-200


PONTA GROSSA
42 3025.3265
Rua Riachuelo, 628 sala B – CEP 84010-230

 

FALE CONOSCO
Forte Soluções Ambientais © 2019 - Todos os direitos reservados.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB